Após enfrentar uma das maiores crises do setor, as agências de publicidade estão se reinventando, adotando novas estratégias e se adaptando às necessidades de um mercado em constante transformação. Um exemplo claro desse movimento é o HUB de inovação Ilhatech, em João Pessoa, criado pela Sin Group, do publicitário Ruy Dantas. Pensado durante a pandemia e criado há pouco mais de um ano, o Ilhatech rapidamente se tornou um espaço no cenário de inovação da capital paraibana.
Fundado em 2023, o HUB abriga startups de destaque e já realizou quase 100 eventos com parceiros estratégicos. Com mais de 6 mil pessoas passando pelo espaço em seu primeiro ano de funcionamento, o Ilhatech se consolidou como um polo de ideias e soluções inovadoras.
O Ilhatech faz parte do ecossistema de negócios do Sin Group, uma holding de comunicação que inclui uma agência de publicidade, uma empresa de assessoria de imprensa e PR, uma consultoria de inovação e uma empresa de monitoramento de dados.
O HUB funciona como um espaço onde ideias e negócios se encontram, onde profissionais e empreendedores colidem em discussões que geram novos produtos e estratégias.
De acordo com o fundador Ruy Dantas, “é um ambiente de inovação contínua, criado para impulsionar o crescimento de startups e empresas emergentes.” Segundo ele, foi a forma encontrada para que o grupo que originalmente surgiu com a agência Sin Comunicação voltasse a ter protagonismo entre os clientes e o mercado.
Recentemente, o Ilhatech foi escolhido para sediar o NASA Space Apps Challenge, uma competição global organizada pela Agência Espacial Americana, que acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de outubro de 2024. Essa maratona internacional de inovação será realizada simultaneamente em diversas cidades ao redor do mundo, onde os participantes – que podem ser tanto estudantes quanto profissionais – trabalharão em desafios propostos pela NASA, utilizando dados abertos da agência para criar soluções inovadoras.
Dani Bezerra, COO da Trêsbê Delas, uma das startups do Ilhatech que atua acelerando negócios femininos e que organiza o hackathon em João Pessoa, ressalta a importância do momento que a cidade vive: “Este evento conecta os participantes a uma rede global de inovadores, cientistas, engenheiros e empreendedores. Essas conexões podem gerar colaborações futuras e acesso a conhecimentos especializados.”
Ruy Dantas destaca que cerca de 90% das startups falham ao se comunicar de forma eficaz. Seja na relação com seus clientes, na venda de produtos ou na valorização dos ativos junto aos investidores, muitas ideias promissoras perdem espaço por não saberem se comunicar adequadamente. Ao ser sustentado por um grupo de comunicação, o Ilhatech oferece às startups a oportunidade de aprender e desenvolver essas habilidades fundamentais para o sucesso.
Além de fornecer infraestrutura e apoio financeiro, o Ilhatech tem como missão capacitar empreendedores para que saibam contar sua história, conquistar seu público e, mais importante, gerar valor no mercado competitivo e veloz em que atuam.