Visita ao Ilha Tech aproxima estudantes da Prime’s Cool do ecossistema de startups

Ilha Tech recebe alunos da Prime’s Cool em imersão sobre inovação e empreendedorismo
Ilha Tech recebe alunos da Prime’s Cool em imersão sobre inovação e empreendedorismo

O Ilha Tech abriu suas portas para receber os estudantes da Prime’s Cool, escola que incentiva desde cedo o empreendedorismo, a criatividade e a inovação. A iniciativa proporcionou aos alunos um mergulho prático no universo das startups, com a oportunidade de conhecer como projetos inovadores podem transformar ideias em soluções de impacto real.

Para Thayane Belchior, Advisor de Comunidade do Ilha Tech e CEO da startup TrêsBê Delas, a visita técnica representa uma conexão entre educação inovadora e ecossistema de startups.

“A Prime’s Cool segue um modelo educacional diferenciado, com conteúdos como empreendedorismo, inovação, robótica e astronomia integrados à grade escolar de forma interdisciplinar. A escola já foi campeã brasileira da Olimpíada de Empreendedorismo e prepara os alunos para desenvolver startups e soluções tecnológicas para problemas reais”, explicou.

A Prime’s Cool, sediada em João Pessoa, atua na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, com uma metodologia baseada no sócio-construtivismo. A escola valoriza experiências vivenciadas desde a primeira infância, proporcionando descobertas e momentos lúdicos que desenvolvem habilidades cognitivas, sociais e emocionais. O foco é formar crianças e jovens críticos, curiosos, autoconfiantes e éticos, capazes de atuar como protagonistas da própria aprendizagem e do futuro, incluindo o estímulo ao empreendedorismo e à inovação desde cedo.

Thayane acrescenta que o Ilha Tech tem a missão de democratizar o conhecimento em inovação e empreendedorismo, criando oportunidades para que os jovens vejam na prática como funciona um centro de inovação.

A visita permitiu que os estudantes conhecessem nosso ecossistema, entendessem como estruturar uma startup, desenvolver modelos de negócios, validar problemas, criar protótipos e realizar pitches competitivos. É o ecossistema funcionando na prática, oferecendo aprendizado e impulsionamento para soluções de impacto social”, destaca Thay.

Sevy Ramo, Líder de Comunidade do Ilha Tech, reforçou a importância da experiência para os estudantes e detalhou os próximos passos: “A partir de agora, os alunos vão se dedicar à construção e validação dos projetos para a feira de empreendedorismo que acontece nos próximos meses, prevista para novembro. O Ilha Tech estará presente no evento, com minha participação como jurado, e com a Thayane atuando como mentora dos projetos, auxiliando na estruturação do modelo de negócios, validação de problemas, criação de protótipos e desenvolvimento de MVPs. Essa vivência prática permite que os estudantes apliquem o que aprenderam, gerando soluções inovadoras e de impacto real.”

A professora Carolyne Do Monte, da Prime’s Cool, destacou a relevância da parceria: “Nossa escola tem em seu DNA o empreendedorismo e a inovação. Trazer os alunos para o Ilha Tech foi uma experiência incrível. Eles fizeram conexões, aprenderam sobre tecnologia, propósitos de escolas inteligentes e entenderam como o conhecimento pode transformar a cidade e o futuro deles. O acolhimento e a proatividade do Ilha Tech tornam essa experiência ainda mais significativa.”

A visita técnica aconteceu na quarta-feira, 24 de setembro, e marca uma série de atividades que envolvem os alunos no desenvolvimento de projetos para a feira de empreendedorismo da Prime’s Cool, prevista para novembro.

Localizado em João Pessoa (PB), o Ilha Tech é um hub de inovação que conecta startups, empresas e instituições para desenvolver soluções em economia criativa e impacto social. Com atuação integrada em comunicação, tecnologia e negócios, o hub promove projetos, formações e parcerias que impulsionam a competitividade e o desenvolvimento regional.